Nossas Conquistas

O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) tem uma série de feitos especiais que se destacam em sua história de luta pelos direitos dos trabalhadores

Negociação com a Ford para Manutenção de Empregos

Em 2019, a Ford anunciou a intenção de fechar a fábrica em São Bernardo do Campo, o que gerou grande preocupação entre os trabalhadores da Ford em Taubaté sobre a possibilidade de também fecharem a planta local, afetando milhares de empregos diretos e indiretos.

O Sindmetau, junto com os trabalhadores, mobilizou-se rapidamente para negociar com a direção da Ford e com representantes do governo. A negociação envolveu intensa articulação com autoridades locais e estaduais, além de uma série de manifestações e greves para pressionar a empresa.

O sindicato conseguiu negociar um acordo que garantiu a continuidade das operações na planta de Taubaté por um período significativo, proporcionando segurança aos trabalhadores enquanto buscavam alternativas e soluções a longo prazo. Além disso, conseguiram assegurar um pacote de benefícios e compensações para os trabalhadores, no caso de futuras demissões, garantindo assim uma transição mais justa e menos traumática.

Criação do Centro de Formação Profissional

Com as constantes mudanças no mercado de trabalho e a evolução tecnológica, muitos trabalhadores enfrentam desafios para se manterem atualizados e competitivos.

O Sindmetau investiu na criação de um centro de formação e qualificação profissional para os metalúrgicos. Esse centro oferece cursos técnicos, programas de requalificação e desenvolvimento de novas habilidades, atendendo às demandas do mercado e das novas tecnologias.

Centenas de trabalhadores se beneficiaram dos programas oferecidos pelo centro, adquirindo novas competências e melhorando suas perspectivas de empregabilidade. Isso não só fortaleceu a posição dos trabalhadores na indústria, mas também contribuiu para a qualidade e eficiência do trabalho realizado nas fábricas da região.

Acordo Histórico de PLR (Participação nos Lucros e Resultados)

A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma importante conquista trabalhista que oferece aos empregados uma participação nos lucros das empresas, incentivando a produtividade e o engajamento.

O Sindmetau negociou um acordo de PLR que se tornou referência nacional pela sua abrangência e pelos valores significativos alcançados. As negociações envolveram intensas discussões e mobilizações para garantir que os trabalhadores recebessem uma justa participação nos lucros da empresa.

Os trabalhadores de diversas empresas, incluindo grandes montadoras e fornecedoras de peças, passaram a receber uma PLR robusta, que melhorou significativamente sua remuneração anual. Esse acordo foi considerado um marco nas negociações sindicais, servindo de modelo para outras categorias e regiões.

Acordo para Manutenção de Empregos Durante a Pandemia

A pandemia de COVID-19 trouxe enormes desafios para a indústria, incluindo a necessidade de interromper operações, reduzir a produção e implementar medidas de segurança, resultando em incertezas para os trabalhadores.

O Sindmetau negociou com diversas empresas da região para garantir a manutenção dos empregos durante a pandemia. As negociações incluíram a implementação de medidas de segurança, acordos de redução de jornada e salário com garantia de estabilidade no emprego, e a utilização de programas governamentais para complementar a renda dos trabalhadores.

Graças a esses acordos, muitas demissões foram evitadas, e os trabalhadores puderam manter seus empregos e renda durante um período de grande incerteza. A atuação proativa do sindicato foi crucial para proporcionar estabilidade e segurança para muitas famílias de trabalhadores metalúrgicos.

Acordo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) em 2023

A PLR é um benefício significativo para os trabalhadores, e a negociação de bons acordos é uma prioridade para o sindicato.

Em 2023, o Sindmetau conseguiu negociar um acordo de PLR vantajoso com diversas empresas da região, incluindo grandes montadoras e fornecedores. As negociações foram intensas e incluíram mobilizações e assembleias com os trabalhadores para garantir que suas vozes fossem ouvidas.

Os trabalhadores receberam uma PLR que foi considerada uma das melhores dos últimos anos, proporcionando um alívio financeiro significativo e reconhecendo o esforço e a dedicação dos trabalhadores durante um período de recuperação econômica.

Criação de Programas de Qualificação Profissional

A constante evolução tecnológica exige que os trabalhadores estejam sempre atualizados e qualificados para novas demandas do mercado de trabalho.

O Sindmetau ampliou seus programas de qualificação profissional, oferecendo novos cursos e treinamentos focados em tecnologia, automação e outras áreas emergentes. Essas iniciativas foram desenvolvidas em parceria com instituições educacionais e empresas da região.

Centenas de trabalhadores se beneficiaram desses programas, adquirindo novas habilidades que aumentaram suas chances de empregabilidade e promoção dentro das empresas. A qualificação contínua contribuiu para a valorização da mão-de-obra local e para a competitividade das empresas da região.

Campanhas de Saúde e Segurança no Trabalho

A saúde e segurança no trabalho são fundamentais para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável.

O Sindmetau intensificou suas campanhas de conscientização sobre saúde e segurança no trabalho, especialmente durante a pandemia. Foram implementadas medidas adicionais de segurança, campanhas de vacinação e iniciativas de saúde mental para apoiar os trabalhadores.

Essas ações contribuíram para a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, além de melhorar o bem-estar geral dos trabalhadores. A resposta rápida e eficaz do sindicato às necessidades emergentes foi amplamente reconhecida.

Essas conquistas recentes destacam o compromisso contínuo do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região em defender e promover os interesses dos trabalhadores, adaptando-se às novas realidades e desafios do mercado de trabalho.